sábado, 3 de dezembro de 2016

Mulheres em movimento: nosso recado para o dia internacional de luta da pessoa com deficiência 03 de dezembro


Neste dia Nacional de Luta das pessoas com deficiência, o Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão vem reafirmar sua disposição no sentido de se constituir como um instrumento de mobilização da mulher cega e com baixa visão, buscando o empoderamento e a união desse coletivo, e o seu crescimento rumo a uma sociedade mais justa, na qual a igualdade de gênero seja uma realidade permanente. Nossa história ainda é recente. Nossa atuação tem pouco mais de um ano, e nasceu a partir de um grupo no whatsapp só para mulheres com deficiência visual, que encontraram umas nas outras o apoio que precisavam. E então, nesse período, unindo força de vontade, solidariedade, afeto e conhecimento, formamos um grupo de dezenas de mulheres cegas e com baixa visão, o qual tem crescido e somado forças vindas de todos os estados do país. Realizamos dois encontros nacionais, onde o primeiro realizado em Teresina, nos dias 29, 30 e 31 de maio de 2015, veio para concretizar o que no virtual já haviamos sonhado juntas, a vontade de criar um movimento onde atue em próu das especificidades das mulheres com deficiência visual. O último ocorrido em Recife, nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2016, falamos sobre os temas que nos inquietam e nos movem, com educação e mercado de trabalho, violência contra a mulher, sexualidade feminina entre muitos outros.

Marcante nessa caminhada, tem sido o respeito pelas ideias de cada uma, assim como a construção de um modo de vivermos juntas, com sororidade, tão fundamental num mundo marcado pelo egoísmo, o individualismo e a falta de compaixão. Outra marca do movimento é o cultivo da arte, da música, da poesia, da dança e do canto coletivo, como instrumetos de afirmação de uma identidade fundada na alegria, no entusiasmo, na certeza de que nossa luta tem um vetor político, mas sobretudo um vetor estético e poético. Somos ainda um movimento livre, porém organizado, que nasceu do desejo comum de nos juntarmos em torno das nossas causas. Somos pois, um movimento livre, mas nossa "legitimidade está assegurada por cada mulher que se junta ao nosso movimento, por cada reivindicação que chega até nós, por cada mãoo dada a nossa mão, ampliando o círculo das nossas vozes.

A sociedade brasileira vive uma das suas mais agudas crises. O momento exige união e disposição de luta por nossos direitos. Exige vozes que rompam o silêncio, e reafirmem esses direitos: Direito à saúde, à educação, ao esporte e ao lazer acessível; direito ao trabalho, direito de cuidar da família, direito à reprodução; Direito de expressar nossos anseios, direito de estarmos em movimento, de maneira voluntária, espontânea e produtiva. Esta é nossa luta, e queremos que você, mulher cega e com baixa visão, venha fazer parte do nosso movimento. 


Também estamos no facebook: https://www.facebook.com/mulherescegas
Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

# Compartilhar

Twitter Facebook
MBMC. Tecnologia do Blogger.

Copyright © Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão | Traduzido Por: Mais Template - Premium Blogger Templates